• Home
  • Blog
  • Postagens
  • 5 estudos que comprovam os benefícios dos chás para a saúde 

Descubra, por meio de estudos que comprovam as propriedades medicinais e os benefícios do chá para a saúde, como essa bebida pode auxiliar em seu bem-estar. 

Apreciado por pessoas de todo o mundo, o chá é uma bebida ancestral que traz consigo muitas histórias sobre suas propriedades medicinais. Extraído da planta Camellia sinensis, descoberta na China, o chá tem o poder de despertar os sentidos e transmitir tradições ao longo dos séculos. 

Por seu sabor irreverente e inúmeros benefícios, os chás logo se tornaram a segunda bebida mais consumida do mundo. Com o passar do tempo e com as descobertas de plantas, blends e infusões, eles ganharam novos sabores, assim como novas formas de preparo e consumo. 

Aqui no Brasil, o cultivo do chá teve início no século XIX. Apesar do clima tropical, os brasileiros se renderam ao sabor e aos encantos da erva, seja em seu preparo tradicional, quente, seja em sua versão gelada. 

Em 1997, a marca Twinings of London chegou ao Brasil, tendo sido uma das pioneiras em propor uma nova cultura de consumo de chás de alta qualidade. Hoje, com mais de 300 anos de experiência na criação dos melhores blends do mundo, Twinings continua em sua missão de fazer com que cada consumidor transforme cada pequeno momento em um momento especial ao desfrutar de uma deliciosa xícara de chá.

Os chás têm conquistado espaço especial no coração daqueles que buscam um estilo de vida mais saudável, pois, além de agradar ao paladar, essa bebida é rica em benefícios para a saúde. Apesar de ser cercado por mitos e mistérios, há inúmeros estudos que comprovam os benefícios do chá, e a bebida já vem sendo utilizada como tratamento médico alternativo para diversas doenças. 

Se você está à procura de uma vida com mais leveza, sabor e saúde, separamos alguns estudos que mostram uma nova maneira de enxergar o chá: como um grande aliado do seu bem-estar. 

Conheça 5 benefícios do chá para a saúde 

Tomar chá diminui o risco de doenças cardiovasculares 

Você tem o hábito de tomar chá? Um estudo publicado pela Sociedade Europeia de Cardiologia, em 2020, trouxe novas descobertas sobre os benefícios que o consumo de chá causa no corpo humano. 

Segundo a pesquisa, a ingestão frequente da bebida está relacionada a um menor risco de doenças cardiovasculares e mortalidade em geral. Os especialistas concluíram que o hábito de beber chá pelo menos três vezes por semana pode levar a uma vida mais longa e saudável. 

O estudo contou com a participação de 100.902 pessoas que não tinham histórico de doenças como ataque cardíaco, derrame ou câncer. Os participantes foram divididos em dois grupos distintos. O primeiro grupo de pessoas era formado por quem tinha o hábito de beber chá entre três ou mais vezes por semana. Já o segundo, contava com aqueles que não bebiam chá ou bebiam menos de três vezes por semana. 

Durante 7 anos e 3 meses, os pesquisadores acompanharam os participantes do estudo. O que eles descobriram? 

O hábito de beber chá retardava as chances de seus adeptos desenvolverem doenças cardíacas ou derrame, em comparação a pessoas que não tomavam a bebida com frequência. O estudo demonstrou ainda que os adeptos ao chá viveram mais que os outros.

Também foi constatado que aqueles que tinham o hábito de beber chá tiveram 20% menos risco de sofrer doença cardíaca e AVC (acidente vascular cerebral), 22% menos risco de infarto e derrame fatal e 15% menos risco de morte por qualquer causa em relação aos que não tomavam a bebida com frequência. 

Como explicar a diferença de saúde entre aqueles que faziam do chá um hábito e os que o tomavam raramente? Bom, os pesquisadores explicam que os principais compostos bioativos do chá trazem esses benefícios para o corpo, sendo armazenados no organismo no longo prazo, quando ingerimos a bebida com frequência e por um período prolongado.

 

O chá de camomila auxilia no sono 

O chá de camomila é uma delícia a qualquer hora do dia, e sua fama de relaxante natural faz com que muitas pessoas o consumam à noite para ajudar a induzir o sono. Mas será que a camomila realmente ajuda a dormir? 

Recentemente, um estudo publicado no Journal of Advanced Nursing testou o chá, considerado um dos métodos mais antigos para ajudar a ter uma noite de sono tranquila e relaxante, e, para a surpresa de muitos, obteve resultados positivos. 

No estudo, 80 mulheres que haviam acabado de dar à luz e estavam enfrentando dificuldades para dormir foram convidadas a participar de uma experiência: metade recebeu cuidados médicos convencionais, enquanto a outra metade bebeu chá de camomila. Em apenas duas semanas, as mamães que receberam a bebida como tratamento alternativo demonstraram ter uma melhora na qualidade do sono.

A dica que nossas avós sempre deram é verdadeira! A razão para isso está no fato de a camomila ter uma grande concentração de flavonoides (substâncias antioxidantes) e, principalmente, por conter apigenina, que tem propriedades sedativas, tornando o chá uma ótima opção para ajudar a dormir à noite. 

 

O chá verde e suas propriedades antioxidantes 

O artigo Beneficial effects of green tea: A literature review, publicado pelo National Center for Biotechnology Information, une diversos estudos sobre os efeitos benéficos do chá verde. Entre as informações encontradas no texto, podemos destacar a importância dessa bebida para a saúde como um todo, pois é rica em diversas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. 

O chá verde é popularmente conhecido por ser uma bebida antioxidante natural. Para entender as propriedades terapêuticas desse chá, precisamos saber que antioxidantes são substâncias que protegem a nossa saúde. 

Quando há um desequilíbrio de antioxidantes, o nosso corpo pode gerar estresse oxidativo. Esse é o nome dado ao estado de elevado estresse em que o nosso corpo fica quando os níveis de antioxidantes no organismo não são altos o suficiente. O estresse oxidativo está ligado a mais de 200 doenças e pode contribuir para o envelhecimento da pele, por exemplo.

As propriedades terapêuticas do chá verde podem auxiliar na perda de peso, melhorar a saúde cardiovascular e cerebral e ajudar na prevenção de doenças neurodegenerativas e gastrointestinais. Isso é possível porque as substâncias antioxidantes presentes no chá verde ajudam a diminuir o estresse oxidativo, protegendo nosso corpo contra essas doenças.

 

O chá preto ajuda a diminuir o estresse físico e psicológico

O chá preto é delicioso e bastante conhecido como um substituto do café. Consumida de diversas maneiras, essa bebida de sabor único e intenso está ganhando espaço no cotidiano dos brasileiros. E se o chá preto não for apenas agradável, mas também um grande aliado contra o estresse físico e psicológico?

Há vários estudos que comprovam que o consumo de chá afeta positivamente o humor e a atenção, melhorando o relaxamento e a concentração, reduzindo a fadiga e o estresse psicológico e aumentando o desempenho no trabalho. Agora, pesquisadores estão estudando o aroma dessa bebida, que também tem sido relatado como responsável por um efeito antiestresse.

Em 2018, um estudo publicado no Journal of Physiological Anthropology mostrou que o chá preto reduz significativamente os níveis de estresse no corpo e na mente. Essa informação oferece uma alternativa para aqueles que lidam com os males do estresse causado pelo trabalho ou até mesmo pela ansiedade. Uma simples xícara de chá preto pode trazer mais tranquilidade e equilibrar os níveis de estresse no organismo. Basta inalar o aroma da bebida por cerca de cinco minutos diariamente.

 

Beber chá de hortelã melhora a digestão 

Quem é apaixonado por chás certamente já se rendeu ao frescor e aroma do chá de hortelã. Há séculos essa bebida está presente na vida dos brasileiros, sendo utilizada pela medicina popular no tratamento de dores de cabeça e estômago, febre e gripe. No entanto, o que era visto como um mito popular está mais perto de se comprovar verdadeiro. 

Na Inglaterra, um grupo de estudiosos da Universidade de Newcastle, liderado pela brasileira Graciela Rocha, publicou um estudo com ratos na revista científica Acta Horticulturae, provando que a prática popular tem base científica. 

O chá das folhas da hortelã tem propriedades relaxantes que ajudam a reduzir dores de cabeça, aumentar a imunidade, aliviar sintomas de gripes e resfriados e melhorar a digestão. Tudo isso faz dessa bebida refrescante uma forma natural e simples de ter um momento de autocuidado no seu dia a dia. 

Escolher um chá de hortelã de qualidade é de extrema importância para garantir suas propriedades medicinais. Afinal, o resultado de uma boa xícara de chá começa desde a escolha das folhas da hortelã até o modo de preparo. Uma forma de consumir a bebida é através de infusões em sachês prontos, que conservam a energia e o frescor da planta. 

 

Um aliado da sua saúde 

Como vimos, os chás podem oferecer muitos benefícios à saúde. Essa bebida deliciosa pode auxiliar na redução do risco de doenças cardiovasculares e na diminuição do colesterol, melhorar o sistema digestivo, atuar como um relaxante natural, aliviar o estresse, auxiliar na indução do sono, entre outras vantagens. Ainda há muito a ser descoberto sobre suas propriedades e seus benefícios, mas a ciência já confirma que o chá, se consumido com constância, é um grande aliado nos cuidados da mente e do corpo. 

A verdade é que cuidar de si mesmo é uma tarefa árdua e contínua, e é preciso lembrar que muitas vezes esse movimento deve ser feito de dentro para fora. Quanto mais criamos pequenos hábitos que nos ajudam a ter uma rotina focada em olhar para nós mesmos, mais percebemos que uma xícara de chá, além de reconfortante, é um convite para viver o agora. Degustar um chá é revigorante e nos traz conforto, bem-estar e saúde.

 

Então, que tal incluir uma xícara de chá em sua rotina diária e desfrutar de seus benefícios? 

Acesse nossa loja online oficial e experimente novas sensações com Twinings. 

Talvez você goste também

Bebidas aconchegantes

5 chás para relaxar depois de um dia corrido

Conheça opções de chás Twinings para ajudar você a relaxar após o trabalho, a faculdade ou uma rotina agitada e […]
Ler mais
Categorias dos chás

Conheça as diferentes categorias de chás Twinings

Os chás, além de serem conhecidos por suas propriedades reconfortantes, também conquistam corações com sua variedade de sabores. Na Twinings, […]
Ler mais
Bebidas para celebrar

Páscoa com chá Twinings: receitas para saborear em família

Com o domingo de Páscoa se aproximando, surge a oportunidade perfeita para reunir família e amigos. A data é rica […]
Ler mais
Dia a dia

Harmonizações de chás Twinings com comidas

Quando ouvimos falar em harmonização e combinação de sabores, a primeira coisa que costuma vir à mente é o vinho, […]
Ler mais
Autocuidado

5 hábitos de autocuidado para tornar seu ano mais leve

Descubra como começar o ano inserindo hábitos de autocuidado na sua rotina que vão te ajudar a ter um dia […]
Ler mais
Dia a dia

Guia de como criar um cantinho do chá na sua casa

Desvende o passo a passo de como criar um cantinho do chá e leve mais estilo, leveza e exclusividade ao […]
Ler mais
Tudo sobre chá

3 séries para assistir enquanto aprecia uma xícara de chá

Uma boa série tem o poder de nos transportar para dentro de sua história, permitindo-nos experimentar novos sentimentos e sensações. […]
Ler mais
Tudo sobre chá

Como é feita a tradicional cerimônia do chá no Japão

Se você está lendo este texto, certamente é um amante do chá ou já provou dessa bebida milenar em algum […]
Ler mais
[NOME EMPRESA] LTDA - CNPJ: 00.000.000/0001-00 [RUA OU AVENIDA], 000 - [BAIRRO], [CIDADE] - [UF], CEP 00000-000